Risoto de camarão com cerveja belga

ITÁLIA E BÉLGICA DE MÃOS DADAS

O prato italiano se escreve RISOTTO, mas por aqui em solos brasileiros estamos acostumados a escrever a iguaria do norte da Itália, como “risoto”. Cremoso e dono de uma textura ao dente, a receita de hoje tem a proposta de incluir a cerveja como um dos ingredientes principais do prato. Tradicionalmente é utilizado o vinho branco durante o preparo do arroz arbóreo, mas o intuito é proporcionar novas descobertas na cozinha. Para isso, você vai precisar de:

350g de arroz arbóreo

1 cebola picada

5 dentes de alhos picados

400g de camarão cinza

350g de camarão rosa grande

2 colheres de manteiga

100g de queijo parmesão fresco

40ml de azeite

Sal a gosto

1 garrafa de cerveja belga tripel (330ml)

15g de alecrim

15g de manjerona

400ml de água

Duração: 50 minutos / Rendimento: 6 porções

Modo de preparo:

Passo 1: Ferva a água junto com o alecrim e a manjerona. Você irá utiliza-la para cozinhar o risoto.

Passo 2: Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho no azeite. Agora jogue o arroz arbóreo e mexe sem parar. Nesta hora, vá acrescentando a cerveja belga em pequenas dosagens até esgotar a garrafa. Quando você enxergar o fundo da panela, coloque uma concha da água fervida até que o arroz absorva totalmente o caldo. Repita esse processo até acabar a água da panela.

Passo 3: Derreta a manteiga numa panela até formar um líquido homogêneo e jogue os camarões cinzas por 5 minutos. Neste tempo, aproveite o sabor amanteigado absorvido pelos camarões mexendo a panela em movimentos circulares. Desligue o fogo e reserve-os com uma tampa de panela.

Passo 4: Na hora em que restar a última concha de água para jogar no risoto, acrescente os camarões cinza na panela e mexa delicadamente até secar o líquido ao fundo. Desligue o fogo.

Passo 5: Para a finalização do prato é necessário selar os camarões rosas no fio de azeite. Deixe dourar cada parte por aproximadamente 3 minutos. Desligue o fogo e decore o prato o camarão no centro do risoto.

Bom Apetite!

SAM_1926 (2)

Harmonização: Tanto na receita quanto na degustação, a cerveja belga escolhida  foi a Floreffe Tripel(7,5%). A preferida dos monges de Abadia, ela é classificada como uma das mais fortes da escola belga (Trippel). Quando levada ao fogo junto ao arroz, os seus quase 8% de teor alcóolico são reduzidos e transformados num delicioso aroma.

A textura cremosa do risoto é harmonizada pelo contraste da carbonatação e do álcool da bebida. Para degustar, opte pelo copo chamado TULIP, parecido com um cálice, se não fosse a curvatura superior responsável por propagar os aromas voláteis da Floreffe. Refrigere sua bebida entre 17° a 22°. Uma verdadeira explosão sensorial diante de um delicado copo.

Cheers!

floreffe tripel

Anúncios

6 comentários sobre “Risoto de camarão com cerveja belga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s