Salmão na crosta indiana com lascas de alho tostado

Crosta de gergelim com um toque da Índia

foto matéria

Certamente você já provou por aí alguma receita de peixe na crosta de gergelim preto e branco, mas uma crocante e apimentada crosta no salmão, como esta, não será fácil de você se esquecer. Páprica, gengibre e hortelã são uns dos principais ingredientes da culinária indiana e combinam muito bem com peixe de carne rosa.

Fonte de vitaminas e minerais, o gergelim tostado fica uma delícia como crosta tipo sequinha. Agora, unindo tudo isso, a receita a seguir é de dar água na boca. Para ela, você vai precisar de:

400g de salmão

50g de gergelim branco

50g de noz moscada

50g de páprica doce

30g de gengibre em pó

6 folhas de hortelã

2 limões

2 colheres de azeite

2 colheres de azeite balsâmico

sal a gosto

2 dentes de alhos

Duração: 1 hora 15 minutos / Rendimento: 4 porções

Modo de preparo: Corte o salmão em quadro postas e tempere com limão, lascas de alho fresco, azeite balsâmico e azeite extra virgem, e sal. Deixe por 30 minutos. Em um prato monte o mix da crosta: gergelim, páprica doce, noz moscado e gengibre em pó. Passe um lado da posta sobre o prato até que fique bem grudado. Agora é só aquecer o azeite na chapa. Comece pelo lado da crosta e deixe por 2 minutos. Depois vire a posta e deixe por mais 2 minutos. Faça este processo até ficar com os quatro lados da posta grelhado e o meio com o ponto mais para o cru do que para o cozido.

Sabe aquelas lascas de alho que serviram na marinada do peixe? Aproveite o azeite da chapa e jogue os alhos lá dentro. A mistura de todos os ingredientes serão absorvidos e farão toda a diferença na hora de comer.

Bom apetite!

foto matéria 2

Harmonização: O peixe na crosta de gergelim e especiarias indianas resulta num sabor cítrico e uma textura cremosa. Ideal para a harmonização por semelhanças com a cerveja Colorado Indica(7%). Do estilo India Pale Ale –IPA, a cerveja se enquadra como um American IPA, por ter seu amargor médio e seu aroma cítrico e floral. A hortelã misturada entre um gole e outro valoriza a presença moderada de malte da bebida. Use o copo Footed Glass para ajudar sua harmonização enquanto saboreia com elegância e sofisticação. E refrigere sua cerveja em torno de 8 a 12°.

Cheers!

foto harmonização

Anúncios

4 comentários sobre “Salmão na crosta indiana com lascas de alho tostado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s