TALHARIM COM COGUMELOS

SAUCE MUSHROOM COMO VOCÊ NUNCA VIU!

Não precisa ser italiano ou oriental para curtir uma boa massa. Cada vez mais multicultural nas refeições, o talharim é peça-chave na cozinha para quem deseja preparar uma receita rápida e muito saborosa.

A massa é versátil e vai bem com molhos a base de proteínas ou mesmo o clássico ‘pomodoro’ dos finais de semana.

A receita do Sauce Mushroom de hoje vai trazer a textura molhadinha e carnuda dos cogumelos frescos salteados na manteiga e sálvia. Um preparo de 25 minutos que renderão muitas horas de elogios!
Você vai precisar de:

350g de cogumelo paris
200g de cogumelo shimeji branco
250g de cebolinha picada
4 dentes de alhos
250ml de saquê
250g de sálvia picada
600g de talharim fresco
150ml de shoyio
1 limão siciliano espremido
Sal e pimenta a gosto
100g de manteiga
100g de queijo parmesão fresco ralado

Duração: 25 minutos /  Rendimento: 4 pessoas

Modo de preparo: Antes de começar, corte os cogumelos reserve-os num pote com o saquê. Enquanto isso, derreta a manteiga e refogue o alho e sálvia. Na sequência acrescente os cogumelos, shoyo, limão siciliano sal e pimenta. Quando estiver ao dente, desligue o fogo e mantenha aquecido na panela.

Ferva 1l de água com uma pitada de sal. Ao começar a borbulhar, acrescente a massa talharim e deixe por até 7 minutos. Depois disso, escorra a massa e misture com a panela dos cogumelos e acrescente uma colher de manteiga mexendo até que ela derreta por completo. Prontinho. Coma enquanto estiver quente e abuse do queijo parmesão.

Bom apetite!

20150220_210412 (2)

Harmonização: Cogumelos de textura intensa como o Paris e o shimeji precisam de um bom acompanhamento etílico. O estilo American IPA é levemente amargo e muito perfumado com toques florais e cítricos. A cervejaria BrewDog tem a cerveja Punk IPA(6%), uma bebida de corpo médio pronta para abraçar a maciez dos cogumelos refogados.

Como o molho da massa é cremoso e gorduroso, a harmonização neste caso é pelo contraste do teor alcóolico e aroma mesclado com o toque amanteigado do sauce mushroom. Nenhuma parte sobrepõe a outra. Use a Taça ISO para acompanhar a consistência da espuma. O resultado final é típico de cervejeiro: chama para o próximo gole! Neste caso do blog, entre um gole e uma garfada….CHEERS!

harmonização punk ipa

Anúncios

4 comentários sobre “TALHARIM COM COGUMELOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s