LOCRO DE CAMARONES

O Bobó de camarão peruano!

Versátil na cozinha, a abóbora é o clássico intercâmbio culinário por trás das Cordilheiras dos Andes. Com ela, os povos fazem ensopados, engrossam guisados ou quando cozidas, misturam com farinha para transformar em massas recheadas.

E entre o paredão de montanhas, existe uma das receitas mais parecidas com o nosso baiano “bobó de camarão”: o Locro de Camarones. Muito consumido no Perú, o prato sofre pequenas alterações da versão que conhecemos, mas o sabor é divino.

Para a receita você vai precisar:

500g de abóbora
200g de batata
300g de camarão
1 cebola roxa
3 dentes de alho
200ml de azeite de oliva
100g de queijo branco
100g de ervilha fresca
90g de salsinha
90g de cebolinha
1 folha de louro
pimenta q.b.
sal q.b.
cominho q.b.

Tempo de preparo: 1 h / Rendimento: 3 porções

Modo de Preparo:

1)Ferva água com sal e folha de louro.  Corte em cubos pequenos a abóbora e a batata e deixe cozinhar até desmanchar. Amasse utilizando um pouco da água da panela para agregar sabor. Reserve o creme.

2)Corte em cubos pequenos a cebola roxa e refogue com o alho amassado no azeite. Tempere o refogado com cominho, sal e pimenta. Passe rapidamente os camarões inteiros sobre a panela e reserve.

3)Corte o queijo branco mais ou menos do mesmo tamanho que as ervilhas. Já deixe a salsinha e a cebolinha cortadas para decoração final.

4)Misture todas as etapas anteriores e acrescente um pouco de água quente até chegar ao ponto semelhante ao bobó.

5)Por fim, sirva como os peruanos: com uma bela salsa criolla (cebola roxa em tiras com pimenta dedo de moça em cubos e limão espremido) de acompanhamento.

Buen provecho!

locrodecamarones

HARMONIZAÇÃO: Quando se pensa em harmonizar camarões com cerveja, a principal ideia é jamais sumir com o sabor do fruto do mar. Por isso, todo cuidado é pouco nessa hora. Pensando nisso, hoje a cerveja escolhida foi a belga Poperings Hommel Bier (7,5%).

Embora seja uma Belgian Specialty Ale, o seu corpo não é muito amargo e nem destrói a composição dos sabores do locro de camarones.  Isso acontece porque o toque cítrico vai se misturar com o creme de abóbora e tratá uma experiência única.

Serviço de apresentação: Dois copos servem para as belgas:  SNIFTER e TULIP. Ambos ajudam a movimentar a cerveja e propagar seu aroma, além de ajudar na estabilidade da espuma. Deixe a temperatura por volta dos 13°₢ antes de servir.

Cheers!

poperingshommelbier

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s